O guia do santuário ecológico

O guia do santuário ecológico

Científico

Artigos
Estudos

Busca

Galeria de Fotos

Aquidauana PDF Imprimir E-mail

Histórico

“Aos quinze dias do mês de agosto de 1892, reunidos a convite do cidadão Theodoro Rondon, nesta margem do Rio Aquidauana, lugar denominado São João sob uma sombra de frondosa árvore, apelidado por alguns Passo de Acury, o mesmo Rondon em breve alocução expôs aos presentes abaixo assinados, que o fim da reunião para os qual havia convidado era assentar as bases da fundação do povoado em projeto, para cujo fim, foi por ele feita a aquisição do terreno por compra do cidadão João Dias Cordeiro por meio da subscrição que conheceis, pelo que convida as pessoas presentes a apresentar os planos da fundação a fim de ser discutido e afinal adotado para o início de sua execução.” Decorrido um ano, aproximadamente, retornaram ao local os maiores da comissão e nele fincaram as bases do povoado, que consistiram em pequenos ranchos de palha, levantados no meio da mata frondosa. Daí para diante nada mais pôde suster o ímpeto de crescimento desta cidade : já em 1896, tão só 4 anos da solenidade, havia no povoado uma Agência do Correio; em 1898, um Distrito Policial; em 1899, era Paróquia da Paz; em 1906 – Município, instalando-se este em 03 de maio de 1907; em 1911, Comarca; em 1948, adquire foros de cidade. O nome, segundo a toponímia tupi-guarani e índios guaicurus, quer dizer : AC = grande; DA = lugar; OANA = araras. Daí, LUGAR DAS ARARAS GRANDES.

Data de Criação

16 de julho de 1918.

Localização Geográfica

A oeste do Estado, integrante da Microrregião Pantanais, limita-se com os municípios de Anastácio, Rio Verde, Sidrolândia, Corguinho, Rio Negro, Miranda, Nioaque, Corumbá e Terenos.

Distrito

Camisão, Cipolândia, Piraputanga e Taunay.

Distância da Capital

130 km.

População

40.714 habitantes.

Hidrografia

Destacam-se os rios Aquidauana, Taboco e Negro.

Fauna

Fauna abundante. A área provavelmente é a mais importante do continente para as aves aquáticas, com grandes populações de tuiuiús, biguás, garças e colhereiros, patos, anhumas, papagaios, araras e periquitos, notadamente a arara azul.

 
 
Joomla 1.5 Templates by Joomlashack