O guia do santuário ecológico

O guia do santuário ecológico

Científico

Artigos
Estudos

Busca

Galeria de Fotos

Campo Grande PDF Imprimir E-mail

Histórico

Os primeiros dados sobre a região datam de 1870, quando,devido à guerra da Tríplice Aliança, chegaram notícias aos habitantes do Triângulo Mineiro (Monte Alegre) da existência de terras férteis para lavoura e criação de gado no então chamado Campos de Vacaria. Essas notícias estimularam o mineiro José Antônio Pereira, prático em homeopatia, a empreender a viagem em direção às terras de Mato Grosso, em busca de gleba da qual pudesse se apossar com sua gente. Assim, no entardecer de 21 de junho de 1872, acampou nas terras ondulas da Serra de Maracaju na confluência de dois córregos, região denominada “Mato Cortado”, hoje Horto Florestal Municipal, construindo sua moradia, um pequeno rancho coberto com palmas de buriti de pau-a-pique. Em 1875, José Antônio Pereira, traz a mulher, oito filhos, sobrinhos e escravos. Em 1879 a região recebe várias caravanas de mineiros que vão distribuindo-se através de marcações de posses e estabelecendo as primeiras fazendas, como : Bandeira, Lajeado, Bom Jardim, Três Barras, Bálsamo, Cabreúva e encostas da Serra de Maracaju. Santo Antônio de Campo Grande, depois Campo Grande, devido à posição estratégica atraía novos desbravadores. Desse modo, em 26 de agosto de 1899, é elevada à categoria de Município, saindo da comarca de Nioaque.

Data de Criação

26 de agosto de 1899.

Localização Geográfica

Na região central do Estado, fazendo divisa com os municípios de: Jaraguari, Rochedo, Terenos, Sidrolândia, Nova Alvorada do Sul e Ribas do Rio Pardo. Sua altitude é de 532 m acima do nível do mar. Distrito: Anhanduí e Rochedinho.

Distância da Capital

É a capital do Estado.

População

634.031 habitantes.

Hidrografia

Tem como principais rios o Anhanduí e o Anhanduizinho, além dos córregos Angico, Anhanduí, Água Turva, Arame, Areia, Cachoeira, Ceroula, Engano, Estaca, Estiva, Fortaleza, Imbirussu, Guariroba, Lageadinho, Lagoas, Lagoinha, Limpo, Manguçu, mateira, Pouso Alegre, Três Barras, Ribeirões das Botas e Lontra.

 
 
Joomla 1.5 Templates by Joomlashack