O guia do santuário ecológico

O guia do santuário ecológico

Científico

Artigos
Estudos

Busca

Galeria de Fotos

Porto Murtinho PDF Imprimir E-mail

 É um município situado no extremo sudoeste do Estado de Mato Grosso do Sul, fazendo fronteira com a República Federal do Paraguai, e à margem esquerda do rio Paraguai. Com área de 16500 quilômetros quadrados, é o terceiro em extensão territorial do Estado. Sua população, constituida de gente boa e hospitaleira, é de cerca de 13800 habitantes. Uma das tradições, ligada às suas origens históricas, é a erva mate fria, que no Mato Grosso do Sul é bebida preparada como o popular "tereré".

A cidade possui uma biblioteca, um ginásio de esportes coberto, agência de correio e duas agências bancárias. Possui toda uma infraestrutura voltada para o turismo pesca, com hotéis que oferecem de tudo para a pescaria. Também há lojas de artigos de pesca e venda de motores de popa.

Região de pesca abundante, nela encontramos os principais peixes de água doce do país, como o pintado, a cachara, o pacú, o dourado, o jaú, a piraputanga, o piaussú, o barbado, o palmito e a piranha. Para chegar aos locais de pesca, situados na bacia do rio Paraguai, o transporte é exclusivamente feito por barco. A pesca é feita nos diversos corixos e baías da região. Um ponto mais distante e bom é o rio Nabileque. Para chegar à barra do rio Nabileque, gasta-se em média 3 horas de barco, com motor 25 hp. A região não oferece infraestrutura para a prática de camping.

Como chegar

 

  • De avião : Via Campo Grande, que tem vôos regulares.
  • De carro : De Campo Grande a Porto Murtinho são 520 km, aproximadamente. A melhor opção é a rodovia BR-262 até Aquidauana a 130 km de Campo Grande. No trevo de Aquidauana, entrar à esquerda na BR-419, passando por Nioaque e Jardim, que é a última cidade antes de Porto Murtinho, que está 280 km à frente, sendo 80 km de estrada de terra. Para os que vêem de São Paulo e não necessitam passar por Campo Grande, outra opção é seguir até Presidente Epitácio ( 650 km ), em seguida, seguir pela BR-267 até Nova Alvorada, Rio Brilhante, Maracajú e finalmente, à cidade de Jardim. A partir daí, o caminho é o mesmo. Total de quilômetros neste percurso : 1500 km, aproximadamente.
  • De ônibus : De Campo Grande saem ônibus da Viação Cruzeiro do Sul, com duas viagens diárias, fazendo o percurso em 7 horas de viagem.

 

Onde ficar

  • Hotel dos Camalotes
  • Hotel Saladero Cue
  • Hotel Pousada do Pantanal
  • Hotel Americano
 
 
Joomla 1.5 Templates by Joomlashack