O guia do santuário ecológico

O guia do santuário ecológico

Científico

Artigos
Estudos

Busca

Galeria de Fotos

Porto da Manga PDF Imprimir E-mail

O Porto da Manga, propriamente dito, fica na margem esquerda do rio Paraguai, a 76 km a jusante de Corumbá. Possui um cais de concreto em rampas e patamares, com 126 metros de extensão. Situado em cota superior a das máximas enchentes existe um terrapleno pavimentado de 63x50 m que foi construído pela Petrobrás em 1972.

Porto da Manga

Atualmente, o cais de concreto não possui qualquer espécie de equipamento ou atividade, permanecendo apenas a "manga" ou curral para pequenos embarques, originando daí o nome "Porto da Manga" que abrange, atualmente, toda a área adjacente. Nessa área, balsas transportadoras de veículos fazem a travessia do rio Paraguai, efetivando a ligação rodoviária pela Estrada Parque entre Corumbá com as cidades de Miranda (170 km), Aquidauana (250 km) e Campo Grande (370 km).

A variedade de  paisagens, a diversidade faunística e de peixes da região é o principal atributo desse paraíso. Num pequeno trecho do rio Paraguai estão reunidas várias desembocaduras dos rios: Taquari, Negro, Abobral e Miranda. Como se fosse pouco, além das pescarias, há espaço também para a prática de mergulho livre em águas límpidas e selvagens da Palmeirinha (nos campos do rio Taquari).

Porto da Manga

Como quase tudo o que é muito bom, Porto da Manga impõe algumas dificuldades aos que querem descobrí-lo. O acesso de carro terá de ser feito por estrada de chão batido transpondo inúmeras pontes de madeira: a Estrada Parque.

Mas para quem acha que isso é sacrifício (há quem considere uma das graças do passeio), é recompensador o contato direto com a natureza: mesmo nas secas mais terríveis, a água acumulada nas laterais da Estrada Parque transforma-se num prodigioso refúgio de jacarés, capivaras, tuiuiús, araras e muitos outros bichos.

Onde ficar

  • Sonetur - Pousada Porto Manga
  • Hotel Pesqueiro Porto da Manga
  • Isatur Pesca e Turismo
 
 
Joomla 1.5 Templates by Joomlashack