O guia do santuário ecológico

O guia do santuário ecológico

Científico

Artigos
Estudos

Busca

Galeria de Fotos

Poconé PDF Imprimir E-mail

Tendo como origem a atividade mineradora ocorrida na região, no século XVIII, o antigo povoado de São Pedro D'el Rei foi fundado em 1776. A contrução de suas casas lembra o estilo predominante nas velhas áreas de mineração de ouro, tendo sido famoso quanto à qualidade, o metal extraído de suas jazidas. Poconé foi o nome de uma tribo indígena existente na região e extinta há vários séculos. Por volta dos anos de 1830, o arraial já se encontrava decadente, pela exaustão de suas minas, tendo a maioria de seus habitantes emigrado para Diamantino, buscando novas jazidas de diamantes.

Cidade de Poconé

Ao contrário de todas as cidades do Pantanal, que surgiram à beira de rios, Poconé se ergue em região seca, onde só se obtém água mediante abertura de poços. O rio mais próximo, o Bento Gomes, está a 16 km de distância, na estrada para Porto Cercado (margem do rio Cuiabá).

É atualmente, a entrada da rodovia Transpantaneira, que se inicia na cidade, ponto de partida para os safáris fotográficos e as pescarias na região de Porto Jofre.

Como chegar

Via Cuiabá, a 102 km, por estrada asfaltada.

 
 
Joomla 1.5 Templates by Joomlashack