O guia do santuário ecológico

O guia do santuário ecológico

Científico

Artigos
Estudos

Busca

Galeria de Fotos

Porto Esperança PDF Imprimir E-mail

Situado na margem esquerda do rio Paraguai a cerca de 25 km, rio abaixo, de Porto Morrinho. Teve grande importância em épocas passadas, antes da construção da grande ponte ferroviária chamada Barão do Rio Branco. Naquela época, era o limite a que chegavam os trilhos da antiga Noroeste, o que fazia de Porto Esperança um ponto de transbordo de cargas e passageiros que se destinavam a Corumbá e adjacências fazendo a integração do transporte fluvial com o transporte ferroviário.

Atualmente, com a desativação da linha ferroviária para transporte de passageiros, a interligação do transporte fluvial com o transporte rodoviário, é feito por Porto Morrinho.

O conjunto de Porto Esperança consta de um enorme pátio onde se armazena grandes montes de minério com a grande plataforma de atracadouro das grandes chatas na barranca do rio; a antiga estação da Noroeste: um antigo e decadente casarão que era o armazém do antigo Instituto Nacional do Mate ( INM ). Hoje, existe em Porto Esperança um destacamento do Exército e um posto telefônico público. Ao longo do rio, inúmeros ranchos de pesca foram sendo instalados e alguns já se tornaram pousadas para turistas pescadores.

Identificada pela grande ponte ferroviária que cruza o rio Paraguai, a região de Porto Esperança é generosa ao turista pescador. Nas imediações da ponte, precisamente nos arredores dos alicerces desta, o leito do rio foi aprofundado devido à construção da fundação da obra. Quando o nível do rio Paraguai sobe, grandes poços e fortes rebojos são formados pela correnteza da água, alocando no fundo peixes das mais variadas espécies como jaús, pintados, barbados e principalmente cardumes de palmitos. Sobre o palmito, vale lembrar aqui, que este peixe de alguns anos para cá tem se proliferado bastante no Pantanal. Assim sendo, não poderíamos deixar de destacar certas qualidades desse peixe - são muitos os que dizem ser ele o melhor peixe em sabor e possui uma carne tenra e com pouco colesterol. Somado ao fato de que esses peixes andam sempre em cardumes, a chance de uma boa pescaria aumentam bastante.

Como chegar

Via Porto Morrinho. Não existem estradas que chegam a Porto Esperança. A via de acesso depois de Porto Morrinho é sempre por barco. Portanto, previna-se antecipadamente, através de contatos, combinando o traslado até Porto Esperança.

Onde ficar

  • Hotel Pesqueiro Carandá
  • Pousada Jund Pesca - Porto Morrinho
 
 
Joomla 1.5 Templates by Joomlashack