O guia do santuário ecológico

O guia do santuário ecológico

Científico

Artigos
Estudos

Busca

Galeria de Fotos

Rio Taboco PDF Imprimir E-mail

Tem suas nascentes na região de Corguinho, mas quando chega ao Pantanal se converte em vazante. Na verdade, torna-se um rio sem leito, uma vazante enorme. Próximo às nascentes tem um leito estreito e caudaloso, repleto de aguapés com suas flores lilases. A correnteza é muito forte. O rio é sinuoso e suas margens que, na baixa pantaneira, distam uns cinco metros uma da outra, são recobertas por relva verdejante ou intensas formações de árvores. Depara-se com a palmeira buriti, as mesmas árvores do cerrado e capões de mato abundantes.

À medida em que se avança no rumo norte, a partir de Aquidauana, a topografia se torna mais plana e por isso mesmo mais alagadiça.

Os peixes que ali se encontram são de pequeno porte, considerando os padrões dos rios pantaneiros, embora abundantes, como a piraputanga, a jurupoca, o piaussú e a piranha.

Nas proximidades do rio Taboco são encontrados hotéis ou pousadas só na cidade de Corguinho e Rochedo. Nas margens do rio, costuma-se aventurar no camping a céu aberto, com permissão dos proprietários da terra.

Como chegar

Corguinho fica a 100 km de Campo Grande pela MS-731. Rochedo dista 90 km de Campo Grande pela mesma rodovia.

 
 
Joomla 1.5 Templates by Joomlashack